sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A Vida de Kristen Stewart (Isabella Swan a Mocinha)'


     
     Acho que ela tem mais peito que eu. ”Kristen Stewart está a ponderar a sua figura de ação de Twilight — a pequena boneca de plástico que representa Bella, o seu personagem na franquia de filmes — enquanto verificava as proporções do busto. “Também acho que ela parece muito mais velha do que eu,” ela acrescenta, antes de deixar de lado a boneca. Eu pego nela e, ao olhar mais de perto, a boneca realmente parece um pouco mais velha do que o seu progenitor da vida real (quanto a “comissão de frente”, a olhada de perto seria imprópria). “É estranho,” continua a actriz de 19 anos, “mas as pessoas muitas vezes pensam que sou um pouco mais velha do que realmente sou. Um jornalista francês perguntou-me antes como os meus anos adolescentes tinham afectado a minha vida posterior. Ainda estou na minha adolescência.” Ela sorri. “Asério, mesmo se eu fosse mais velha, como os meus anos adolescentes não poderiam ter formado a minha vida? Não sei como responder isso.”

     O jornalista francês deveria ter feito a sua investigação, embora, para o observador ignorante, Stewart pode parecer bem além de seus anos. A sua conversa, por exemplo, certamente desmente a sua idade. Muitos adolescentes não são tão articulados ou com tanto auto-conhecimento – embora não muitos adolescentes estejam a carregar a maior franquia de filmes do mundo, a série adolescente de vampiro, Twilight. Com os tão queridos personagens de JK Rowling no seu capítulo final na telona, Twilight, em breve apresentará-se como a maior franquia de filmes adolescentes, e com a sua protagonista, os produtores têm uma jovem estrela extremamente talentosa e muito inteligente.
     O filme mais recente de Stewart, a discreta comédia indie Adventureland, é um exemplo disso. Neste conto semi-autobiográfico, o escritor-diretor Greg Mottola (A Daytrippers, Superbad) baseia-se na sua experiência de trabalhar  num parque de diversões durante a sua adolescência na década de 1980. Stewart interpreta a perturbada Em Lewin, o interesse do personagem principal é o amor. O filme arrecadou apenas US $ 16 milhões nas bilheterias dos EUA, mas é melhor do que os números sugerem, a funcionar como um trabalho de equipe (os favoritos do Saturday Night Live, Bill Hader e Kristen Wiig dão suporte hilariantes, enquanto o Jesse Eisenberg, de The Squid e Whale, brilha no o papel de protagonista) – embora a personagem de Stewart tenha, deliberadamente, muito tempo de tela.
     Stewart parece tímida quando eu faço o elogio. “Eu não sou uma menina terrivelmente introvertida e problemática num parque temático na década de 1980″, ela sorri, como seria não gostar muito de si mesma e ter que ir em frente sozinha. Além de se sentir que você é do tipo, mais esperta do que todos, mas ninguém entende isso. Eu entendo tudo isso, e também os aspectos masoquistas em que as raparigas são boas. Além disso, acho que eu sempre me senti mais velha do que eu sou. Eu sentia que deveria ser adulta com cinco anos. E eu achava que era adulta quando tinha 12 anos. “Eu não era como uma guerreira, mas eu nunca fui aquela rapariga que não se importa nem um pouco com nada. É apenas a forma como fui criada”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário